Os Congressos de Leitura do Brasil (COLE) tiveram início em 1978, quando ocorreu também o 1º Congresso de Biblioteconomia (1º COBI). Foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Campinas, especialmente a Secretaria de Cultura; a Unicamp, através da Faculdade de Educação-Departamento de Metodologia de Ensino; a Associação Campineira de Bibliotecários, com apoio da Câmara Brasileira do Livro.
No ano seguinte realizou-se o 2° COLE e na realização da terceira edição, em 1981, ocorreu a fundação da Associação de Leitura do Brasil (ALB), que passou a coordenar o evento e manteve a parceria com a Unicamp/Faculdade de Educação e a Prefeitura Municipal de Campinas.
De lá até os dias de hoje são mais de trinta anos de COLE´s, os congressos se modificaram e ampliaram muito, tendo vários arranjos ou modos de organização de sua programação a cada edição: oficinas, seminários, mesas redondas, painéis, comunicações, conferências etc. Ocorrem sempre na cidade de Campinas e já ocuparam os espaços do Centro de Convivência Cultural da cidade, as instalações do antigo Colégio Progresso, da PUC-Campinas e vários espaços da UNICAMP, tendo o Ginásio Multidisciplinar como centro de suas atividades.
Trata-se de um evento que atrai interessados nas questões da leitura em torno de uma programação acadêmica e cultural, bastante ampla e variada. Atualmente é um evento que tem reconhecimento e prestígio, no país e fora dele, como um fórum especializado desta área.